14 de dezembro de 2013

5 livros para ler no Natal

O Natal é minha época favorita do ano (só não suporto o calor). Acho que tudo ganha um ar de mágica com as luzes piscando, guirlandas, fitas vermelhas, presentes de baixo da árvore. 

Para entrar ainda mais no espírito natalino resolvi listar 5 livros para se ler no Natal.


1 -  Um Conto de Natal ( A Christmas Carol) - Charles Dickens


Provavelmente, mesmo sem nunca ter lido o livro, ou mesmo sem nunca ter ouvido falar nele, você conhece a história. Ela já ganhou muitas versões no cinema, paródias, sátiras, etc. Existe um especial de Natal de Doctor Who que contaria como Dickens achou a inspiração para o conto.

A trama é simples. É sobre um velho ranzinza e sovina, chamado Scrooge, que não gosta de ninguém, não ajuda à ninguém. Porém, na noite de Natal, ele recebe a visita de 3 fantasmas - o espírito do Natal Passado, do Natal Presente e do Natal Futuro. A partir do que os espíritos mostram, Scrooge é capaz de rever seus atos e comportamentos e se tornar uma pessoa mais amável e feliz.

No Brasil a única edição atualmente disponível é uma edição de bolso muito feinha, da L&PM Pocket. Porém, para quem quiser se arriscar no inglês existem edições bem bonitas - e bem mais baratas.

2 - Como Grinch Roubou o Natal - Dr. Seuss

O Grinch é uma criação de Dr. Seuss que já entrou para o imaginário popular do Natal.
Ele é um monstrinho que odeia o Natal e quer que todas as festas não aconteçam. Mal humorado e azedo, o personagem foi levado ao cinema por Jim Carrey. 

Apesar de ser um livro infantil, Como o Grinch Roubou o Natal é divertido e bonito, podendo ser lido por qualquer pessoa em qualquer idade. Infelizmente a edição brasileira está esgotada. Mas sempre há a esperança de achar em um sebo, não é mesmo?

3 - Deixe a Neve Cair - John Green, Maureen Johson e Lauren Miracle.

Esse é o único lançamento da lista e é um livro de 3 contos escritos por 3 diferentes autores. Todos os contos se passam na época do Natal e o mais legal é que são com os mesmos personagens em situações diversas. 

Tendo John Green como um dos autores não é difícil imaginar que momentos fofos e de reflexão não vão faltar. O livro está fazendo tanto sucesso que fui tentar comprá-lo e ele estava em falta, até mesmo para vendas online! Mas acabei de garantir o meu no Submarino hoje. Espero que chegue a tempo de ler até a noite de Natal!




4 - Médico de Almas e de Homens - Taylor Caldwell

Esse livro e indicaria mais para adultos ou jovens que gostam de leituras mais densas e com bastante conteúdo histórico. Ele conta a história de São Lucas, único apóstolo de Cristo que nunca se encontrou pessoalmente com ele.
A narrativa vai do nascimento do menino Lucas até sua morte. É um romance baseado em histórias da Bíblia, mas que não tem nenhum teor religioso, do tipo fanático. É uma história delicada e que leva a várias reflexões profundas sobre a vida. Ótima leitura para quem quer resgatar a origem do Natal.



5 - Harry Potter

Pera aí, mas Harry Potter não se passa no Natal! 
Verdade, não se passa SÓ no Natal, mas em todos os 7 livros da série tem cenas que se passam nessa época do ano. Quem não adoraria passar o Natal em Hogwarts, com aquele monte de docas incríveis, aquelas árvores enormes e cheias de luz? E quem não gostaria de ganhar um sweater quentinho tricotado pela Sra. Weasley? 
Eu terminei o último livro nessa época do ano. Foi bastante significativo para mim, e sempre que chega dezembro meu coração clama por um pouco da magia da J.K. Rowling.


Espero que tenham gostado da lista! 

2 comentários:

  1. Ler Harry Potter no natal é mágico, no mínimo! Adoro o clima natalino que envolve o livro, provavelmente pela sensação de estar "em casa" lendo a série e por ter sido lançada quase sempre nessa época do ano. E eu amaria ganhar um suéter da Sra. Weasley! *-* Quem não?
    Preciso ler Um conto de natal, nunca li e sinto que chegou a hora. E Deixe a neve cair deve ser um livro muito bacana de ser lido, mas acho que ficará para o próximo natal rs
    Adorei as sugestões!
    Beijos
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    ResponderExcluir
  2. Stela! Amei as suas sugestões!

    Nunca li Um Conto de Natal, mas conheço muito bem a história! E adoro saber que o Doctor inspirou Dickens a escrevê-la ahahaha. Concordo com você quando diz que a única edição brasileira é bem feia. Adoro- e tenho - essa que você usou no post! É super bonitinha <3

    Nunca li ou assisti O Grinch, acredita? Meu namorado fala que acha isso um absurdo! Mas eu juro que nunca tive vontade de assistir...acho que vou coloca-lo na lista de leituras para o próximo natal...

    Consegui comprar o meu exemplar de Deixe a neve cair na Saraiva do Higienópolis. Comprei na última sexta e tinha vários ainda...Espero que o seu chegue a tempo. Li só as primeiras páginas e adorei! Acredito que será uma ótima leitura para o natal :)

    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir