29 de dezembro de 2013

Os 10 melhores álbuns de 2013

Tá na hora de fazer mais uma lista de melhores de 2013, pois 2014 já está quase dando as caras (apesar de eu achar que ainda é 2012). Dentro da lista de milhares de álbuns lançados esse ano resolvi listar os meus 10 favoritos. Lembrando que essa é a minha lista, então não esperem por ver uma lista parecida com a da crítica especializada, ok? :) Vamos lá?

1. Nothing to Lose - Emblem3


Assim que eu assisti o audição de Drew, Wesley e Keaton no X Factor USA já percebi que eles tinham algo de muito diferente e um brilho único. Acompanhei a banda durante todo o programa e esperei demais pelo primeiro álbum de estúdio. Nothing to Lose me surpreendeu por mostrar um outro lado dos meninos, com uma sonoridade mais pop e letras hora mais extrovertidas, ao estilo praiano californiano, hora mais reflexivas como 3000 Miles e o cover de One Day.


2. DEMI - Demi Lovato


Depois do revelador e experimental Unbroken, Demi voltou ainda melhor com um álbum que consolida o novo estilo e nova vida da cantora americana. Rock, Pop, baladas românticas e um hit de danceteria - Neon Lights formam um disco sólido, que trás uma Demi mais madura e decidida. Todas as faixas dialogam entre si, mas as minhas referidas são 'Made in the USA', 'Two Pieces' e 'Warrior'.


3. Stars Dance - Selena Gomez



Minha primeira reação ao ouvir o mais recente álbum de Selena Gomez foi torcer o nariz, por ter apenas musicas dançantes e abuso de dubstep. Mas depois acabei me acostumando com o novo rumo que a Sel resolveu dar para sua carreira na musica, em busca de seu próprio estilo e identidade, e celebrando a vida.
'Slow Down', 'Forget Forever', ' Come and Get it' e 'B.E.A.T' são perfeitas para dançar, e' Stars Dance' e 'Love will Remember' são as mais românticas e bonitas do álbum.

4. Pure Heroine - Lorde


A neozelandesa Lorde foi a grande revelação do ano, líder absoluta das paradas com Royals, e teve um dos álbuns mais vendidos do ano, além de muito bem cotada para faturar um Grammy. Pure Heroine é uma experiencia sensorial, e para encará-la é preciso despir-se de qualquer preconceito ou expectativas. A voz de Lorde não se compara a nada que há no mercado fonográfico hoje, e suas letras criticam o estilo de vida ostensivo e artificial das celebridades. Ou então falam sobre o dia a dia de jovens normais, que não têm muito dinheiro e nem muito a almejar. 'Tennis Court', 'Team' e 'White Teeth Teens' são os destaques.


5. Saturno - Capital Inicial



Sou suspeita para falar de Capital Inicial, uma das bandas que eu mais gosto desde sempre. Saturno é o único álbum brasileiro nessa lista (infelizmente). O álbum tem duas facetas, a mais política e roqueira, que lembra muito a primeira fase da banda, e a mais sentimental e reflexiva, com letras fortes e melodias melancólicas. 'Saturno', 'Sol entre Nuvens' e 'Água e Vinho' são as melhores e mais impactantes. Se você não gosta de rock nacional vale a pena dar mais uma chance, viu?

Errata: pouco antes de subir esse post me toquei que Saturno foi lançado em 2012. Mas vou mante-lo na lista, pois grande parte da divulgação ocorreu em 2013.

6. Midnight Memories - One Direction



Vou ser sincera, o terceiro álbum de estúdio da boyband britânica não é o meu favorito. Mas mesmo assim é um dos melhores do ano. As letras evoluíram e as vozes dos cinco meninos também. O álbum tem uma forte influência oitentista que se faz notar claramente nas faixas ' Daiana', 'Little White Lies' e 'Best Song Ever'. Vale a pena lembrar que cada vez mais a banda se envolve na produção e na composição e arranjo das canções.

7. Fire Within - Birdy


Não faz muito tempo que comecei a ouvir a delicada e intimista Birdy. Fire Within é seu segundo álbum de estúdio da cantora inglesa, e ao contrário do primeiro, que é formado por covers, esse só tem composições próprias. 'Wings', 'Heart of God', 'Words as Weapons' e 'Strange Birds' tem melodias bonitas, profundas e arranjos recheados de emoção.

8. English Rain - Gabrielle Aplin


A Gabrielle foi outra cantora que eu descobri esse ano e me apaixonei perdidamente. A voz da inglesa é suave, mas não frágil. Suas letras são poéticas e cheias de figuras de linguagem. A maioria delas fala sobre como lidar com o fato de ter dificuldades em se relacionar afetivamente, ou sobre a busca do auto conhecimento. Seu estilo é um pop/folk com toques de indie e rock. 'Panic Cord', 'Home', e 'Please Don't Say You Love Me' são as que eu mais escuto e me identifico.

9. Prism - Katy Perry


Prism é uma continuação de 'Teenage Dream'. Se no álbum anterior Katy lembrava dos sonhos adolescentes e festas inesquecíveis, em Prism ela fala sobre a superação da separação em 'Roar', de amar alguém incondicionalmente, em 'Unconditionally', e de se achar e se perder em si mesma. O álbum é recheado de uma busca espiritual por equilíbrio e tem uma forte inspiração oriental, evidente em faixas como 'Lengendary Lovers' e a 'Dark Horse'.

10. The Hunger Games: Catching Fire Sondtrak 


A trilha sonora do primeiro filme é uma das melhores já produzidas a meu ver. E a da sequencia não fica atras. Todas as faixas fazem menção a uma ou mais partes da história, ou a personagens. Misturando artistas de diversos estilos e nacionalidades a trilha tem uma unidade sólida e de grande carga emocional. Dá ara sentir a tensão e os traumas deixados pelos Jogos em faixas como 'Silhouettes' dos islandeses do Of Monsters and Men', 'Devil May Cry', do The Weeknd, e o cover da Lorde, de 'Everybody Wants to Rule the World' (originalmente gravada pelo Tears for Fear). Além disso, há faixas que abordam a solidão e a dúvida, como as geniais 'Gale Song', do The Lumineers e 'Mirror' da Ellie Goulding .

Um comentário:

  1. Que post incrível! Esse ano não me dediquei muito a conhecer novos artistas, o que foi uma pena. Vou ver se mudo isso em 2014, porque é ótimo descobrir músicas novas, né?

    Aaaah, os meninos do Emblem 3! Lembro deles no X Factor USA, mas acabei parando de assistir ao programa e nem descobri o que aconteceu com eles, vou agora mesmo baixar o álbum, porque acho que vai combinar bastante com o calor senegalense que tá fazendo nesse verão :)

    Olha, gostei bastante da voz da Lorde, mas sei lá, não curti Royals. Achei enjoadinha, mas pode ter sido o momento, né? Birdy! Tá na minha lista "procurar músicas" há meses, que vergonha! Vou ver se escuto logo então, e o mesmo para a Gabrielle Apin! Ainda não consegui gostar do Prism :/ O que me frustra, porque sou completamente apaixonada pelo Teenage Dream. Escutei tanto que enjoei! hehe

    Adorei a sua retrospectiva musical, Stela! Não sei se vou conseguir fazer esse ano, mas já digo que meu 2013 foi marcado por The Killers, Imagine Dragons e Arctic Monkeys :)

    Beijos

    ResponderExcluir