17 de agosto de 2015

Isla e o Final Feliz - Stephanie Perkins


Isla (se pronuncia Aila) é tímida, ruiva e baixinha, está para começar seu último ano no colegial, em uma escola americana em Paris. Desde seu primeiro ano ela nutre uma paixão secreta por Josh, um garoto calado, que passa a maior parte do tempo desenhando, e que até o ano passado era comprometido.

Os dois personagens aparecem no primeiro romance da autora, ‘Anna e o Beijo Francês’, quando o leitor é apresentado a escola - SOAP, sua rotina, à cidade de Paris, e aos encontros e desencontros amorosos desses jovens sonhadores e divertidos.

Porém, nesse novo livro, somos transportados à mente de Isla, que só tem um amigo, Kurt, é a melhor aluna de seu ano, e, apesar disso, não tem a menor ideia do que fazer com seu futuro. Através dos seus olhos também podemos mergulhar na personalidade inquieta de Josh, que apesar de saber muito bem o que quer fazer no futuro - ser cartunista - não dá a mínima pra escola e está sempre descumprindo as regras, faltando as aulas, passando os fins de semana em outros países, etc.



A narrativa tem início quando, mais ou menos um mês antes  das aulas começarem, os dois jovens se encontram em uma cafeteria em Nova York, em uma noite chuvosa e em que Isla está sob o efeito de fortes analgésicos, e por isso, vence suas inseguranças e começa a conversar com sua paixão platônica de longa data. Os dois conversam despreocupadamente, mas, nos dias que se seguem, Josh some da cidade, o que deixa Isla triste e preocupada.

Com o início das aulas os dois logo desenvolvem uma amizade, que não demora a virar um amor louco, porém, antes de encontrarem seus caminhos na vida e seus finais felizes, cada um deles têm de enfrentar seus fantasmas pessoais, suas inseguranças e medos.

Stephanie Perkins constrói, nesse seu último livro, uma trama mais simples do que em 'Anna e o Beijo Francês', porém com personagens mais complexas, cenas mais fortes, psicológicos mais perturbados, e uma narrativa deliciosa, que faz com que o leitor não tenha vontade de largar o livro.




Um comentário:

  1. Ai, não acredito! Não vi que já tinha lançado! Agora fiquei louca pra ler! Já estava curiosa pois no final de Ana e o Beijo Francês já teve meio que um início da história!

    ResponderExcluir