31 de dezembro de 2013

Retrospectiva Literária 2013

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2013 




Pelo primeiro ano participei da Retrospectiva Literária do blog Pensamento Tangencial. E essas foram as minhas respostas! Se você também fez essa, o ora lista parecida, deixe nos comentários :) 
Acho que suspirar não é um termo muito adequado, pois os romances são permeados de tragédias, mas com certeza são cativantes!



A aventura que me tirou o fôlego: O Senhor dos Anéis  (volume único) - JRR Tolkien
O terror que me deixou sem dormir: A Sombra do Vento - Carlos Ruis Zafón
O livro não é de terror, mas acontecem muitas coisas estranhas e macabras na história, o que as vezes me deixou com medo, confesso.
O suspense mais eletrizante: 
O romance que me fez suspirar: As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley
A saga que me conquistou: Divergente - Veronica Roth
O clássico que me marcou: O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë
Reli esse clássico em 2013, eu o havia lido a quase 10 anos atrás! Continua um dos livros mais influentes na minha vida.
O livro que me fez refletir: Looking for Alaska (Quem é você Alasca?) - John Green
O livro que me fez rir: The House of Hades (A casa de Hades)  - Rick Riordan
O livro que me fez chorar: Allegiant (Covergente) - Veronica Roth
O livro de fantasia que me encantou: O Oceano no fim do Caminho - Neil Gaiman
O livro que me decepcionou: O Apanhador no Campo de Centeio - JD Salinger
O livro que me surpreendeu: O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald 
O thriller psicológico que me arrepiou: 
O livro mais criativo: O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman
O melhor HQ: Turma da Mônica: Laços - Vitor e Lu Cafaggi 
O infanto-juvenil que se superou: The House of Hades  (A casa de Hades)- Rick Riordan
Não queria repetir livros, mas acho que foi o único infanto - juvenil que li esse ano.
O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: A Esperança - Suzanne Collins 
Esse foi releitura, mas com certeza me fez mudar por dentro.
A capa mais bonita: Carmen - Ruy Costa
A frase que não saiu da minha cabeça: 'Um anel para todos governar', 'Be Brave', 'I go seek the great perhaps'.
O(a) personagem do ano: Tris - Divergente
O casal perfeito: Tris e Tobias - Divergente
O(a) autor(a) revelação: Veronica Roth
O melhor livro nacional: Renato Russo - o filho da revolução - Carlos Marcelo
O melhor livro que li em 2013: O Senhor dos Anéis (edição única) - JRR Tolkien
Era uma meta da minha vida ler essa trilogia. E no fim foi algo incrível, uma experiência maravilhosa.
Li em 2013  .... livros. Não sei, desculpa gente!
A minha meta literária para 2014 é: Ler As Crônicas de Nárnia. Além dos outros vários livros que estão no vídeo 12 Livros para 2014.

3 comentários:

  1. Só fiquei com mais vontade ainda de ler Os Senhor dos Aneis, desse ano não passa! Concordo com você em muitas coisas, como em O Oceano no Fim do Caminho, Quem é você, Alasca e A Esperança!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, os livros do Zafón tem essa pegada meio macabra mesmo. Marina quase me matou, juro! Só uma correção: o nome dele é Carlos. :)

    Ai, preciso começar Heróis do Olimpo! E preciso MUITO reler O morro dos ventos uivantes. Acho que vou reler no inverno, porque combina com o clima hehehe. Sério que não gostou de Catcher in the Rye? Hahaha, esse livro é "goste ou odeie", né? Eu amo de paixão! Outro que quero reler. :)

    Adorei a retrospectiva :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai, meu Deus, sério mesmo que só descobri agora que A sombra do vento é "terror"? hahaha
    PRECISO muito ler O senhor dos aneis e reler Hobbit! Mas só tenho o primeiro de O senhor dos aneis, preciso arranjar os outros dois para começar rs
    É vergonhoso, mas tenho As Brumas de Avalon aqui há anos e nunca li. Era até minha meta para o ano passado, mas advinha?
    Divergente: preciso ler LOGO. Você e a Michas indicando... Não tem como competir com isso!
    O morro dos ventos uivantes é minha meta para esse ano, também.
    E O grande Gatsby <3 é <3 muito <3 amor! ;)
    A Esperança também me mudou um pouquinho. É bem reflexivo, no final das contas.
    E leia As Crônicas de Nárnia, sim sim sim! É incrível. Eu, a Michas e a Tary do Literatour TV leremos esse ano também (eu já comecei, mas estou ansiosa pela opinião delas, também)
    Um beijo! E obrigada por comentar lá no blog :)
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    ResponderExcluir