16 de dezembro de 2013

12 Filmes para ver no Natal



1 - Simplesmente Amor (Love Actually) 

Simplesmente Amor é um filme britânico com um elenco estelar - Hugh Grant, Emma Thompson, Alan Rickman, Colin Firth e Keira Knightley. Porém, não são só os atores que são bons. A trama também é muito envolvente, divertida e bem encaixada. São diversos núcleos que de alguma maneira estão entrelaçados, e cada um deles enfrenta algum dilema - problemas de relacionamento.

O filme parece simples e água com açúcar mas trás algumas discussões bem interessantes sobre amizade, fidelidade e superação de rancores. Vale a pena ver.

2 - Escrito nas Estrelas (Serendipity)

Filme clássico para os apaixonados por histórias fofas de amor. Tudo começa em uma véspera, quando dois desconhecidos estão fazendo compras de presentes. Os dois pegam, ao mesmo tempo, um último par de luvas pretas em uma loja lotada de departamentos. Após a compra o casal sai para tomar um café. O problema é que os dois já são comprometidos. Sendo assim, deixam seus telefones em um livro que será vendido para um sebo e em uma nota de 5 dólares, trocadas em uma banca. Se for o destino deles ficarem juntos, um dia eles irão encontrar o livro e o dinheiro.

Água com açúcar de qualidade e que faz você torcer e chorar pelo casal. E ainda tem decoração de Natal, patinação no gelo e neve. Must see né?


3 - Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol)

 

Filme dos estúdios Disney baseado na obra de Charles Dickens, cujo livro recomendei no post anterior. O velho Scrooge é dublado por Jim Carrey, que também serviu de modelo para a animação. A história é bem fiel ao livro e os efeitos muito bonitos, principalmente os de luz e sombra. Vale a pena ser visto pela estética e também pela mensagem universal - de que o Natal é um tempo de fazer aflorar o amor por todos os seres, sem julgamentos.




4 - Esqueceram de Mim (Home Alone)

Quando eu era criança amava esse filme, que conta a história de um garoto de mais ou menos 6 anos que é esquecido por sua família em casa às vésperas do Natal. Enquanto toda a sua família está em um avião a caminho de Paris, Kevin acorda e não encontra ninguém. 

Se você nunca viu esse filme na Sessão da Tarde, você com certeza é jovem, e deve ser, pois é um clássico natalino. Revendo o filme essa semana não me diverti tanto quando criança. Fiquei o tempo todo com pena de Kevin, que além de hostilizado pela família ainda tem uma mãe tão desnaturada que esquece do próprio filho.


5 - A Origem dos Guardiões (The Rise of the Guardians)

Filme mais recente dessa lista, A Origem dos Guardiões conta a história de Jack Frost, uma espécie de ser fantástico do imaginário infantil que na verdade está quase desaparecendo, pois nenhuma criança acredita na sua existência. 

Em sua jornada para combater o Bicho Papão, Jack encontra o Papai Noel, a Fada do Dente, O Coelho da Páscoa e o Sandman. Jack é um ser que é filho da lua e que leva a neve aos países frios, o que tem tudo a ver com o Natal no hemisfério Norte. Além disso a fábrica do Papai Noel é de cair o queixo.



6 - O Expresso Polar (The Polar Express)

Animação da Warner Bros, considerada a primeira animação totalmente digital, é baseada num conto do escritor  Chris Van Allsburg e conta a história de um garotinho americano que não acredita mais no Papai Noel e por isso sai em uma viagem até o Polo Norte. Para chegar até lá o garoto embarca em uma locomotiva, que apesar de parecer completamente normal tem propriedades mágicas! O filme passa a mensagem de que é preciso acreditar na magia do Natal, pois ela é verdadeira. 

Além de uma animação muito bem feita o longa tem como dubladores Tom Hanks e Josh Hutcherson.


7 - O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Chrismas)

Longa clássico de animação em stop-motion, dirigido por Tim Burton e aclamado pela crítica e por fãs de animação, O Estranho Mundo de Jack conta a história do rei do terror - Jack Skellington, que cansado de todo ano ter de pensar no próximo Halloween e como torná-lo ainda mais assustador, descobre uma clareira com várias árvores. Cada árvore tem um símbolo que Jack desconhece. Por fim ele vê uma árvore de Natal, cheia de bolas brilhantes e resolve se aproximar dela.

Acontece que a árvore de Natal é uma porta que leva Jack à Cidade do Natal. Fascinado com tudo o que vê - a neve, os presentes, os brilhos, a paz e a harmonia - Jack decide que é hora de levar o Natal para a Cidade do Halloween. Está instaurado o caos no mundo.


8 - Mensagem Instantânea (Christmas in Boston)

Provavelmente o filme mais desconhecido dessa lista, Mensagem Instantânea é um filme feito exclusivamente para a televisão pelo canal americano ABC Family. Eu o conheci sem querer em algum dos canais Telecine, uns dois ou três anos atrás.

Apesar da produção de baixo custo, o filme conta uma história apaixonante de dois amigos - Gina e Seth - que nunca se viram pessoalmente, apenas trocaram cartas e e-mails desde a infância. Vale a pena conferir pelo clima natalino e pelo romance super fofo.




9 - Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands)

Outro filme de Tim Burton que se passa na época do Natal, conta a história de Edward, uma invenção não acabada. Seu criador morreu antes de lhe dar suas mãos e por isso no lugar delas ele tem tesouras, o que faz com que ele viva se machucando e assustando as pessoas. Porém, certa tarde, Edward recebe a visita de uma representante da Avon, que se apieda de sua situação e o leva para sua própria casa.

Se você ainda não viu esse clássico do cinema, corre ver! Além de ser uma das melhores atuações de Johnny Deep e Winona Ryder, a mensagem é lindíssima e faz chorar, já aviso!

10 - Sobrevivendo ao Natal (Surviving Christmas)

 
Tentei achar esse filme para download e não consegui, mas ele sempre passa na Globo nessa época. O personagem principal, interpretado por Ben Affleck, é um empresário muito rico, mas muito solitário e que contrata uma família de classe média para fingir ser sua família durante o período de festas, para viver plenamente o espírito natalino e familiar. 

Apesar de bobinho, o filme garante muitas, muitas risadas e a mensagem final também é fofa.




11  - O Mágico de Oz (The Wizard of Oz)

O Mágico de Oz não é um filme natalino, nem se passa durante as festividades de fim de ano. Porém, é um clássico absoluto que trata da importância do lar e da família na vida das pessoas, e de como as vezes não damos valor as coisas mais simples e rotineiras. Além disso, como citou a Michas no seu vídeo com dicas do que ler e ver no Natal, o filme é reprisado todo Natal nos Estados Unidos.

É ótimo para reunir a família, principalmente as crianças, e assistir comendo cookies natalinos e tomando um chocolate quente.


12 - A Noviça Rebelde (The Sound of Music)

Outro filme que não é exatamente natalino mas que tem tudo a ver com o espírito do Natal. A Noviça Rebelde é um musical que conta a história de Maria, uma noviça que vai trabalhar como governanta na casa da família Von Trapp, e descobre que as sete crianças da família não são impossíveis, como todos dizem, apenas se sentem sozinhos, pois perderam a mãe e o pai não sabe expressar seus sentimentos.

Duas músicas da trilha sonora têm tudo a ver com Natal - My Favorite Things e Edelweiss, que se não me engano é uma canção natalina austríaca. Outro filme para reunir a família e celebrar a sua união.


BÔNUS





Frozen é a animação que a Disney lançou para celebrar esse Natal, e vem sendo muito bem falada pela crítica internacional. Infelizmente o longa só estreia no Brasil em 6 de Janeiro. Mas fica a recomendação de um filme que eu tenho certeza de que será mais um clássico natalino



2 comentários:

  1. Aaaaaaamooooooooooo Simplesmente Amor!!! Edward mãos de tesoura também!!! Meus favoritos dos favoritos!!! Eles conseguem ser maravilhosos em qualquer época do ano. O Estranho mundo de Jack gosto de assistir no Halloween!

    ResponderExcluir
  2. Que lista ótima, Stela!

    Nunca assisti e nem li Os Fantasmas de Scrooge! Vou ver se consigo assistir a tempo do natal. Adoro Simplesmente Amor e Escrito nas Estrelas :)

    Esqueceram de Mim é ótimo e te entendo. Também morro de pena do Kevin :(
    Quero assistir Frozen! Qual é a graça de assistir um filme assim em JANEIRO? Que sem graça o lançamento por aqui, né? Preciso assistir O Expresso Polar novamente. Só assisti no cinema, se não me engano...e faz tempo ahahaha

    O Mágico de Oz e A Noviça Rebelde...AMO! AMO! AAAMO!

    ResponderExcluir