5 de fevereiro de 2015

Uma Breve História do Tempo – Stephen Hawking


Quando li a premissa de ‘Uma Breve História do Tempo’ – um livro escrito por um dos maiores cientistas de todos os tempos, tentando responder perguntas que todos nós fazemos (de onde viemos, para onde vamos, o que é o Universo, etc), pensei: Uau! Esse livro deve ser maravilhoso! E o começo é mesmo promissor. Hawking tem uma escrita fluída, quase jornalística, e tem um ótimo senso de humor no prefácio e no primeiro capítulo do livro.

Porém, a medida que a leitura avançou, percebi que aquela história de um livro fácil, ‘física para leigos’ e coisa e tal, não é real. O autor vai começar a explicar a história da física e da astronomia, assim como as diferentes teorias que já existiram e ainda existem para tentar desvendar os segredos do Universo, e isso pode ser um pouco maçante ou completamente ininteligível se você não domina a área, pois há muitos números, explicações extremamente detalhadas de experimentos e cálculos.

Eu nunca fui uma boa aluna em exatas. Só Deus sabe como eu sofria pra aguentar as aula de matemática, física e química no colégio. Então quando o senhor Hawkings falou de Copérnico, Galileu, gravidade e relatividade, em termos mais filosóficos, eu consegui acompanhar. Porém, a medida que a física evolui, e o próprio autor afirma isso no livro, as teorias deixaram de ser filosóficas para se tornaram cada vez mais matemáticas – e aí eu não posso mais dizer que entendi, porque seria mentira.


Mesmo sendo um livro difícil, pois é um estudo teórico, ‘Uma Breve História do Tempo’ nos instiga a saber mais sobre o universo, e você se vê pensando sobre as questões levantadas pelo autor: O que são os buracos negros, se a viagem no tempo um dia será possível, se um dia haverá uma única equação que explique o que é o universo.


Se formos pensar em termos mais acadêmicos, esse livro é um grande resumo da ciência – dos gregos até a física quântica e a teoria da relatividade, e seria de grande ajuda para alunos de colegial, por exemplo. Eu, que nunca fui muito boa em física, adoraria poder ter o auxilio de Stephen Hawkings para estudar, por isso recomendo aos professores e alunos que pensem na possibilidade de trabalhar o livro em sala de aula.

Por fim, Hawkings não chega a uma conclusão, e sim, levanta ainda mais questões sobre o mundo em que vivemos, o que não é ruim, já que o fundamental é nunca parar de fazer perguntas.


2 comentários:

  1. Já quero, ainda bem que não é um livro massante... Stela, já lesse A Teoria de Tudo, livro da ex esposa dele? abração ;)

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra ler este livro, depois de ver A Teoria de Tudo no cinema, o filme é emocionante e este livro parece ser muito bom.

    ResponderExcluir