11 de junho de 2014

Eleanor & Park – Rainbow Rowell


Agosto, 1986

É assim que começa o romance da americana Rainbow Rowell, quando Eleanor vai começar o semestre em uma nova escola. Park não consegue fazer com que o volume de seu walkman cubra as conversas idiotas dos colegas. Eleanor sobe no ônibus escolar, todos os olhos se voltam para ela. Eleanor é grande, gordinha, com um emaranhado de cabelo ruivo e roupas estranhas. Park não quer uma companhia no seu assento no ônibus, mas no fim ele manda a estranha garota nova se sentar.

E a partir desse dia os dois vão sentados lado a lado para escola. Eles nunca se falam. Mas Park lê quadrinhos e Eleanor começa a ler junto com ele. Ele empresta mais quadrinhos para ela. Ela lê. Eles nunca se falam.

How Soon Is Now?


Até que um dia Park não aguenta mais o silêncio ensurdecedor e vê o título da música do The Smiths rabiscado em um dos livros de Eleanor. Ele pergunta a garota se ela gosta da banda. Ela responde que nunca escutou e Park fica chocado com a grosseria. No final do dia Eleanor conta que as músicas escritas nos livros são as que ela gostaria de um dia conhecer. No dia seguinte Park leva para ela uma fita com How Soon is Now? E também Love Will Tear Us Apart, do Joy Division. Eles começam a conversar.

Pode parecer, pelo resumo que eu fiz, que o livro trata de um típico romance adolescente, só que com um pouco de rock new wave e HQ’s. É isso também (o que só acrescenta!), mas é um romance único, protagonizado por dois personagens únicos. Rainbow Rowell conseguiu transformar as angústias, inseguranças, e o sentimento de deslocamento da adolescência em um livro que me fez chorar a cada 10 páginas.

Nem todo mundo vai se identificar com Eleanor e sua família despedaçada, seu crescimento forçado e ao mesmo tempo sua grande ingenuidade. E nem todo mundo vai se identificar com os dilemas de Park, sua família perfeita de subúrbio americano e sua obsessão por música. Mas para àqueles que se identificam, esse livro vai despertar os mais diversos e conflituosos sentimentos e lembranças.


Só para constar, o livro mexeu tanto comigo que eu terminei, chorei por quase meia hora, e no dia seguinte comecei tudo de novo. E no final, chorei de novo.

A minha edição é a americana, em capa dura. Eu comprei pelo Book Depository. 





MIX TAPE: 






A mix tape trás várias das músicas e artistas citados no livro. A próxima postagem trará os livros, HQ's e outras referências pop's presentes no livro.

9 comentários:

  1. Aaaah, você entrou no 8tracks! Já estou te seguindo e morrendo de amores pela mixtape de Eleanor & Park :)

    Aguardando o post com as referências :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii, gostei bastante da sua postagem!!

    Tenho muita vontade de ler esse livro, só vejo ótimas resenhas dele!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, td bom?

    Wow! Se eu já queria ler antes, com a sua resenha fiquei mais curiosa ainda. Eu já comprei ele para o kindle, só não comecei ainda a ler. Acho que vou precisar agora! hehe

    Beijos
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhhhhh como eu queria esse livro <3

    da uma olhadinha no meu blog tem sempre uma resenha nova
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  5. Eu me apaixonei pela capa deste livro há uns dois meses quando fui dar uma olhada no site da Barnes & Noble. Agora sinto uma vontadezinha de quebrar meu book buying ban só para comprar este livro.

    Post lindo!!!

    Uhhhuuuulll!!!! Você entrou no 8tracks!! Vou ouvir essa trilha assim que o jogo da Australia acabar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Stela, tudo bem?
    Você não tem noção do quanto quero ler esse livro, tanta gente falando que é maravilhoso só me deixa com mais vontade ainda de ler.
    De início eu queria ler porque sou apaixonada por essa capa. E depois que li a sinopse me apaixonei mais ainda. Espero adquirir esse livro em minha próxima compra, e gostar dele tanto quanto você.
    Amo livros que combinam uma boa história + música boa...haha <3.

    Beijão linda :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Stela,
    Primeiro adorei teu blog e já tô seguindo! <3
    Ah, desde o lançamento desse livro eu babo pela história.
    Estou doida para ler e menina, tu leu ele em inglês? Eu sou fluente em inglês, mas não consigo ler um livro inteiro, não é pela compreensão, mas sim porque é muito difícil pra mim manter o ritmo de leitura que estou acostumada :/ Eu demoro muito mais do que em português, porque eu gosto de entender todas as palavras, então cada vez que encontro algo que não conheço, lá vou perder uns minutinhos pesquisando. Resenha linda.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. OinStela.. Fico feliz q vc tenha gostado do livro pois tb é um dos meus favoritos!!
    A historia mexe com a gente demais....
    Agora uero ler os outros dela :)
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir