16 de setembro de 2015

A Lista – Cecilia Ahern


Kitty Logan é uma jornalista de 32 anos, que há um ano tinha uma vida que parecia estar indo maravilhosamente bem. Trabalhava em uma revista respeitada, mas pouco lida, conseguira um emprego na tv, seu sonho de muito tempo, e morava com o namorado que ela amava.

Porém, graças a sua gana de fazer sucesso na tv, acaba confiando em duas fontes que não diziam a verdade e acusando um professor de educação física de abuso sexual. O caso vai para a justiça, o homem é inocente, e Kity e a rede de tv são processados, e a vida da jornalista se torna um inferno, com ataques a sua casa, seu namorado a abandona, e sua mentora na revista está morrendo de câncer.

Porém, pouco antes de falace, a editora e criadora da revista, Costance, diz para Kitty que a reportagem que ela sempre quis escrever está no arquivo, como ‘Nome’. Kitty deveria levar esse arquivo para a amiga e elas conversariam sobre a matéria. Porém Constance falece antes disso.



Kitty acaba com uma enorme lista de cem nomes e a missão de escrever a última matéria de sua grande amiga. Porém, como encontrar essas pessoas? Qual a ligação entre elas? O que Constance queria com essa matéria? Como ela gostaria de organizar essa matéria?

Com pouquíssima credibilidade na revista, contando apenas com a força do viúvo de Constance e de seu amigo de faculdade, Steve, Kitty deve encontrar essas pessoas, reencontrar o rumo de sua carreira e de sua vida pessoal. Em meio ao caos, é claro.

A premissa de ‘A Lista’ é interessante, cativante. Os primeiros capítulos não são dos mais originais, mas deixam o leitor com vontade de saber mais sobre aquela jornalista que um dia foi uma garota entusiasmada, mas que acabou se tornando ávida pela fama e pelo ‘furo’ jornalístico, a ponto de cometer um erro crasso e acabar com a vida de um simples professor.


Porém, a medida que a história deveria avançar, fica claro que a autora não sabia exatamente o que ela queria com esse livro, que tipo de personagens ela queria criar, e muito menos como sair do clichê e do óbvio com sua história. O livro tem 380 páginas, das quais mais de 100 são desnecessárias. Kitty até encontra alguns personagens interessantes e cativantes durante sua jornada pela Lista, mas nada que faça o livro valer a pena.

Para mim o pior problema de A Lista é sua obviedade. Eu simplesmente podia prever os diálogos, as descrições, e os desfechos. É tudo simplista demais, forçado demais. A autora irlandesa, Cecilia Ahern, era uma escritora que eu queria conhecer. Já ouvi dizer que ela tem, sim, livros muito melhores, mas não darei essa segunda chance a escritora.

(P.S.: Se você é muito fã da autora, muito fã do gênero ou ambos, vale a pena dar uma olhada no livro).

(P.S. 2: Se você se sentiu ofendido pela minha opinião, não se sinta. Ela é apenas uma opinião pessoal de uma leitora que é crítica e criteriosa com o que lê, apenas isso.)


2 comentários:

  1. Comprei esse livro e ainda nao li. Mas li Ps Eu Te Amo e amei. E bom. De uma segunda chance. Adoro suas resenhas e amo de paixao seu canal. Vc e uma fofa! ♡

    ResponderExcluir
  2. Comprei esse livro e ainda nao li. Mas li Ps Eu Te Amo e amei. E bom. De uma segunda chance. Adoro suas resenhas e amo de paixao seu canal. Vc e uma fofa! ♡

    ResponderExcluir