5 de agosto de 2015

Jurassic Park, Game of Thrones e Mal-entendido em Moscou

Jurassic Park - Michael Chrichton




Quando o médico e autor americano Michael Chrichton teve o primeiro vislumbre de uma história que envolvesse clonagem de animais extintos,em 1985, a história era muito diferente e era também um roteiro para cinema. Depois de abandonar a ideia inicial, Michael se concentrou em escrever um romance, no qual não se depararia com algumas limitações que o roteiro cinematográfico encontra (tempo, dinheiro, efeitos visuais, etc). Da primeira ideia só a clonagem de dinossauros sobreviveu e sua abordagem se ampliou para criar todo um universo emblemático, que poucos anos depois (1993), ele mesmo ajudaria a roteirizar para que Steven Spielberg transformasse em um dos grandes filmes de sua carreira.

No livro, publicado pela primeira vez em 1990, o paleontólogo Dr. Grant recebe um intrigante fax de um centro de pesquisa na Costa Rica. Uma garotinha americana, passando férias no pais, alegou ter sido mordida por um lagarto com uma estranha característica: ele se equilibrava em suas patas traseiras, de não cinco dedos, e sim apenas três. Pouco depois um biólogo consegue uma parte, já mastigada por um macaco, dessa nova espécie de lagarto. O raio- x dessa amostra é enviado ao Dr. Grant, que, com surpresa, o identifica como um pequeno dinossauro extinto a milhares de anos.


É então que começa nossa jornada até o Jurassic Park e ao centro da aventura. Ao contrário do filme, que se concentra apenas na ação e no suspense, o livro de Chrichton levanta questões muito relevantes sobre como o homem vem interferindo, arbitrariamente e só buscando lucros pessoais, na natureza, assim como a necessidade de se achar um novo paradigma que norteie a ciência do século XXI, tudo isso na figura de seu personagem mais interessante, o matemático Ian Malcoln.

Edição belíssima cortesia da Editora Aleph

Game of Thrones - George R. R. Martin



No primeiro livro da série 'Crônicas do Gelo e Fogo' (A Song of Ice and Fire), Martin introduz com muitos detalhes o leitor no mundo de Westeros, por ele criado. Somos apresentados, principalmente, a família Stark, que governa o Norte do reino desde os tempos primordiais, e a família Lannister, uma das mais antigas, rias e poderosas famílias dos Sete Reinos. 

São muitos personagens e muitas diferentes histórias acontecendo paralelamente. Acho que o principal aqui é falar sobre a minha experiência com um livro tão aclamado, tão comentado. A escrita de Martin é herdeira de Tolkien, não só por criar mundos, criaturas, povos e até línguas novas, mas também pelo tom épico e pelo acesso de detalhes. Cada elemento que aparece na narrativa é descrito, às vezes, à exaustão. 

Porém, é impossível não se deixar envolver pela história, pelos jogos de poder, pelas artimanhas e surpresas que ocorrem ao longo da leitura. Apesar de lenta, no fim, ela foi muito prazerosa.

Mal-entendido em Moscou - Simone de Beauvoir



Nessa novela longa, até então inédita no Brasil, Simone narra a história de um casal parisiense em sua segunda viagem à União Soviética da década de 60. Narrado todo em terceira pessoa, mas ora sob a perspectiva do marido, ora pela perspectiva da mulher, o conto tem o poder de nos transportar para a mente e a alma dessas duas personagens que estão passando por um momento de crise.
A crise é que ambos sentem o peso da idade, e percebem, frustrados, que já não são mais um casal de meia-idade, mais se aproximando de um casal idoso.

Além dos conflitos pessoais, que levam o casal a uma série de mal-entendidos, ainda há o conflito político vivenciado por André (o marido), que sempre acreditou em um ideal socialista, e se vê, frente a frente, com todos os absurdos soviéticos, que são contestados por sua filha, Macha, que vive no país e apoia o governo e suas medidas.

Apesar de muito breve, 'Mal-entendido em Moscou' suscita uma série de discussões profundas sobre diversos assuntos intrínsecos à condição humana, além de brilhantemente escrito.

Resenhas em Vídeo: 


Um comentário:

  1. Oi, tudo bom?! Conheci o blog agora e amei. Já estou seguindo o blog e o twitter, e também curtindo o facebook.

    Quero muito ler Jurassic Park ♥
    Abraços do Dan ;)
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/@leitura_dan

    ResponderExcluir