25 de julho de 2015

Para todos os Garotos que já Amei - Janny Han


Lara Jean sempre viveu uma vida confortável e sem muitos problemas ao lado de seu pai obstetra e suas duas irmãs, kitty, de nove anos, e Margot, a irmã mais velha, que desde de a morte da mãe assumiu a incumbência de cuidar da casa. Margot sempre foi a irmã racional, extremamente organizada e responsável.

Porém, Margot está de mudança para a Escócia, onde fará a faculdade, e Lara Jean se vê obrigada a assumir todas as responsabilidades da irmã mais velha – cuidar da casa, da irmã mais nova, das compras de supermercado, etc.

Acostumada a não sair de seu casulo, Lara Jean nunca se expôs e sempre guardou seus sentimentos só para si. Para cada garoto que ela já amou ela escreveu uma carta, mas só quando quando queria acabar com aqueles sentimentos. Ao terminar, fechou os envelopes, as endereçou e as guardou em uma caixa de chapéu azul petróleo, presente da sua mãe falecida. Mas nunca as enviou. Até que um dia todas essas cartas somem e são enviadas para esses garotos.



Lara Jean então tem que confrontar seu melhor amigo, Josh (e namorado de Margot), e o garoto mais popular da escola, Peter, que receberam suas cartas confessando seus sentimentos. E cada vez que tenta tornar as coisas mais fáceis, elas ficam mais e mais enroladas, criando situações hilárias, fofas e sensíveis, em uma história de amor não só entre garotos e garotas, mas também entre irmãs e pais e filhos.

A relação entre as irmãs Song, que tentam manter viva a memória da mãe coreana, é um dos pontos mais legais do livro, não só pela relação muito bonita das meninas, mas também pelo fato das garotas serem meio coreanas, algo pouco comum na literatura americana, tão dominada por garotas louras, brancas, magras e populares.


Em resumo, ‘Para todos os garotos que já amei’, é uma leitura prazerosa, rápida, e que faz a gente se lembrar de porque gostamos tanto de histórias para adolescentes, cheias de reviravoltas, casais inusitados, momentos de drama e claro, a escola (personagem essencial). Eu, pessoalmente, me identifiquei muito com a personagem principal. Assim como eu Lara Jean é uma garota que gosta de ler, ficar em casa, lendo, vendo tv, fazendo bolos e tricô. Por ter gostado tanto dessa leitura eu a concluí em um único dia, algo extremamente raro.


5 comentários:

  1. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro. E depois de ler essa resenha fiquei com mais vontade ainda. Eu acho essa capa tão linda, fofa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Essa capa é linda mesmo! Eu tb adoro.

      Beijos

      Excluir
  2. Nunca li nenhum livro da Jenny Han, mas das resenhas que vi, falaram bem. Pela resenha, o livro parece ser bom, mas não vou comprá-lo ainda.
    Ainda estou com muitos não lidos para ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kah! Leia sim, um dia hahah quando a pilha diminuir.
      Beijos

      Excluir
    2. Oi Kah! Leia sim, um dia hahah quando a pilha diminuir.
      Beijos

      Excluir