12 de maio de 2015

Ligações - Rainbow Rowell


A americana Rainbow Rowell é uma das minhas escritoras contemporâneas favoritas. Desde que li o lindíssimo ‘Eleanor& Park’ fiquei desesperada para ler qualquer coisa da autora. Claro que com ‘Ligações’ não foi diferente. Ao ler a primeira página já não consegui mais largar.

Georgie McCool é uma roteirista de séries de comédia para tv, mãe de duas menininhas fofas e casada com seu namorado da faculdade, Neal. Apesar de se amarem, o casal parece nunca estar na mesma sintonia. Georgia passa muito tempo fora de casa, trabalhando, enquanto Neal faz as vezes de ‘dona de casa’.

Faltam poucos dias para a família embarcar para Omaha, no Nebraska, quando Georgie e seu melhor amigo recebem a proposta de trabalho que sonharam por toda a sua vida: produzir sua própria série de tv. Sendo assim, Neal e as filhas vão viajar e Georgie fica na Califórnia, se sentindo sozinha e refletindo se esse é o fim de seu casamento ou não.


Após várias tentativas frustradas de falar com o marido pelo celular, e estando se sentindo muito abandonada, Gorgie decide passar uma noite na casa da mãe, em seu antigo quarto de adolescente, onde há um telefone fixo amarelo. Ao ligar para a casa da sua sogra, em Omaha, ela percebe que o telefone a conecta com Neal, mas não o Neal de quase 40 anos, casado e com duas filhas, mas o Neal de 1998 há uma semana de a pedir em casamento.

 Desse momento em diante a roteirista vai relembrar todos os momentos de seu relacionamento com o marido e tudo o que os levou a esse momento de crise no casamento, e, o que ela pode fazer para salva-lo, além de tentar entregar 4 roteiros de sua nova série até o dia de Natal.




Como o primeiro livro de Rowell, ‘Anexos’, ‘Ligações’ é voltado para um público mais adulto, e apesar de sua história ter um elemento fantástico – um telefone que liga para o passado – sua narrativa e temática falam do dia- a- dia e da vida de pessoas comuns, que sofrem por amor, sofrem para conciliar a vida familiar e a vida profissional, têm de viver para agradar pessoas diferentes e ainda buscam a felicidade.

Os diálogos são fluídos, as personagens secundárias extremamente cativantes e divertidas. A autora mescla momentos de reflexão com cenas engraçadas, o que torna a leitura leve e satisfatória. Como já é característica da escritora, o final não é fechado e completamente conclusivo. Ele deixa várias questões em aberto, problemas a serem resolvidos, tal como é a vida.



A edição brasileira, publicada pela Novo Século está linda, como é possível ver nas fotos, e segue o padrão da versão americana.  Há um ou outro errinho de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura e o entendimento, e a tradução está realmente boa.

E vocês? Já leram Ligações ou outros livros da autora? Pretendem dar uma chance? Conte o que me achou nos comentários. Beijos <3 o:p="">

2 comentários:

  1. Achei super original essa ideia de ligar para alguém e a pessoa atender, mas no passado, rs...
    REDES SOCIAIS
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCwERcNAl7UuKYL6gJrISoLw
    Blog: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/filosofodoslivros

    ResponderExcluir
  2. Tentativa n°2 rsrs
    CRAZY por esse livro! E babei nas suas edições divas em inglês <3
    Infelizmente a revisão da Novo Século costuma deixar a desejar...
    Como você mesma disse, o livro tem tudo pra me deixar apaixonada por ele e estou ainda mais doida pra lê-lo!
    E você até está me deixando com vontade de ler Eleanor & Park!
    Beijão!

    ResponderExcluir