14 de novembro de 2014

Um corpo todo seu


Já faz algum tempo que venho pensando em fazer um post sobre esse assunto aqui no blog. É um assunto que me atormenta quase todo santo dia. Não sei porque demorou tanto. Acho que esperei até que não aguentasse mais sufocar as palavras dentro de mim.

O assunto é PESO, CORPO. Gorda, magra, linda, feia, cheinha, seca, em forma. Qualquer adjetivo que você quiser dar sobre o corpo alheio. Não entendo a necessidade que nós todos, homens e mulheres, temos de definir-nos. Mas especialmente definir, com palavras, padrões, nossos corpos. Nossos corpos são ferramentas incríveis e belas. Acho uma das coisas mais lindas que Deus criou. E é lindo ver como cada um é diferente.

Veja bem, minha relação com o meu próprio corpo é algo extremamente pessoal, privado. Nunca gostei que qualquer pessoa me visse de calcinha e sutiã, de biquíni, ou com uma roupa mais curta ou mais colada. Nunca, desde criança, me achei bonita ou magra. Tenho plena consciência de, aos 8 anos, já pensar em como fazer para emagrecer! E eu nem era uma criança considerada ‘gordinha’.

Só que na adolescência eu emagreci muito e me mantive com o peso baixo por alguns anos. Eu cheguei a pesar 47 kg. E antes que alguém ache que eu sofri de alguma disfunção alimentar, como a bulimia ou a anorexia, eu já aviso que NÃO! Eu só não conseguia comer. Eu vivia em um estado de ansiedade tão alta que nunca tinha fome. Pelo contrário, eu vivia enjoada, mesmo quando não comia a cerca de 12 horas.

Não é fácil pra mim me abrir dessa maneira. Eu não gosto de falar da minha vida, do meu corpo, dos meus sentimentos. Mas eu sinto que muitas meninas e meninos passam por esse tipo de crítica e cobrança diariamente. Cobrança para serem magros, para serem esbeltos, para se exercitarem, e todo essa história que já conhecemos.
Desde o ano passado que eu tenho uma rotina mais estável, e também não ando tão ansiosa, e por isso eu comecei a COMER. Comer quando eu sentisse fome, e vontade de comer. E por isso, eu passei do manequim 38, pra 40. Do P, para o M. E eu realmente ENGORDEI. Não vou ser hipócrita e dizer que quando me olho no espelho me acho mais bonita, porque é mentira. Eu gostaria sim de ser mais magra.

Mas, não vim aqui pra falar da minha relação com o meu corpo. Eu vim pra falar da reação das pessoas ao meu redor quando eu comecei a engordar. Três pessoas me disseram que eu estava melhor, com um aspecto mais saudável, e com corpo de mulher. ‘Antes você tinha corpo de menina’.  Mas muitas outras pessoas me disseram que eu estava gorda, que precisava fazer um regime, entrar para uma academia, parar de comer doces, blá blá blá.

Todo dia. TODO DIA alguém faz um comentário sobre o meu peso. Meu corpo é MEU, e não um assunto para as pessoas ficarem tratando como se fosse algo de interesse público, porque não é! Ele diz respeito só a mim mesma.

Todas as vezes que me dizem essas coisas eu fico brava e deprimida. Brava porque não acho que seja da alçada de NINGUÉM dar palpite no corpo alheio. Corpo é algo extremamente pessoal. E deprimida porque não sou uma pessoa com alta auto estima, e esses comentários me afetam muito, me fazem me sentir mal comigo mesma.

Enfim, esse é meu desabafo e meu pedido: Parem de dar opinião nos corpos alheios. Seu corpo é só seu, e assim como só você decide quem o deve tocar, só você deve decidir como o quer ver.



4 comentários:

  1. Amiga, lacrou! Muita gente não entende que o corpo é nosso e ninguém tem que dar pitaco. Isso não quer dizer que estamos super bem com nós mesmas, só quer dizer que é um assunto particular e ninguém tem que achar nada. Faça mais textos pessoais, eu amo.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  2. Stelinha, por favor não fique triste com esses comentários de gente desnecessária!
    Você é tão bonita <3

    Concordo com tudo o que você diz sobre não compreender como é que as pessoas podem se achar no direito de dar palpite no corpo alheio. No fundo, acho que são pessoas muito vazias e pequenas de espírito, sem a capacidade de fazer algo mais útil com o tempo delas.
    Me irrito bastante também com essa coisa de "padrão". Argh, padrão pra quê? Por que raios vou querer ser igual a todo mundo? Claro que, quando a gente é criança/adolescente, é meio difícil enxergar as coisas assim, né? Sempre nos achamos estranhas, feias e erradas. Eu lembro que, por ser sempre muito pequena e muito magra quando era criança, me sentia muito mal. Felizmente, sempre fui meio lenta no que diz respeito à maldade de outras crianças, então, pouquíssimas vezes percebi quando eu era o alvo de alguma brincadeirinha de mau gosto!

    E super te entendo com essa coisa de passar do 38 para o 40. Tô nessa também. Levei um susto, fiquei desesperada, mas, aos poucos fui compreendendo que hoje sou uma pessoa muito mais tranquila do que era há alguns anos, e, por ser mais tranquila, como mais, sinto mais fome e a vontade de comer. Logo, é normal ganhar uns quilos, né? Ainda assim, não fico satisfeita com com o meu corpo e sei que poderia me sentir melhor se fosse mais saudável, praticando exercícios e tal. Sei que parte disso é culpa minha. Mas te entendo por se sentir mal com comentários maldosos; os piores são aqueles disfarçados, sabe? Tipo "Nossa, você não tinha tanto quadril"; "Nossa, o que aconteceu com você? Que pernas são essas". Argh, pessoas, me deixem! SUMAM DA MINHA VIDA!

    Enfim, todo esse texto enorme para te dizer que te entendo, te apoio na revolta. E também para dizer que não se sinta mal, não há nada de errado com você, mas sim com as pessoas imbecis que a vida insiste em colocar na nossa vida, ok? Lembre que você é uma moça muito bonita e que o seu corpo diz respeito apenas a você :)

    Beeeeeeeeeijos e melhoras :)

    ResponderExcluir
  3. Sério. Você Disse Absolutamente TUDO ! Também Ouço Comentários Como Esses De "Ai Você Tá Gordo" ou "Vai pra Academia" e Todos Os Outros Imaginários. Eu penso da mesma forma de que, o corpo é meu. E não entra na minha cabeça o porque que as pessoas gostam tanto de dar opiniões sobre isso. Fico chateado com os comentários que recebo, mas o jeito é eu ir me acostumando, sempre vai ter alguém que vai dizer isso.

    Espero que você fique bem. Super Beijo ! :*

    ResponderExcluir