3 de outubro de 2014

Garota Exemplar - Gillian Flynn

 
Assim que vi que a Intrínseca iria relançar Garota Exemplar com a capa do filme, percebi que não fava mais para postergar a leitura desse livro que agora também já é um filme e está nos cinemas de todo o país.

Logo que foi lançado o livro causou um falatório geral no mundo dos amantes de bons livros. Muita gente gostou da história, a considerou envolvente e inteligente. Ouvi também algumas críticas negativas, e tudo isso só me encheu de vontade de ter minha própria opinião. E agora posso dizer com certeza: Garota Exemplar não é um livro do tipo ‘gostou ou não gosto’.

Gillian Flynn apresenta ao leitor uma história base até que simples, talvez um pouco batida. Um casal jovem, bonito, mas com uma relação já deteriorada. Segredos, brigas, e de repente Amy, a esposa, some e todas as pistas indicam que Nick, o marido, a matou. O principal suspeito sempre é o marido…

Porém, aos poucos, a autora vai decifrando esses dois personagens. A cada capítulo uma nova faceta desse casal é descortinada, e nós vamos acompanhando o desenrolar da investigação, que se complica de tal modo que cada pista pode ser interpretada de várias maneiras diferentes.

O livro se divida em três partes, sendo que na primeira parte nós tempos o ponto de vista de Nick, que narra os acontecimentos do presente, e também o ponto de vista de Amy, a partir de seu diário, que conta a história do casal desde que eles se conheceram até uns dias antes de seu sumiço.

Apesar de não ter uma escrita ágil, nem arrebatadora, Gillian Flynn prende o leitor com uma história que flerta com o absurdo, mas tão bem estruturada e com fatos e cenas tão bem elaborados que tudo fica crível.

O final do enredo é surpreendente. Impossível ficar indiferente a toda a história. Ao longo da leitura todos os tipos de sentimentos possíveis se misturam.




A autora:

Nascida e criada no Missouri, Gillian Flynn foi jornalista entes de se dedicar integralmente à literatura. Por isso mesmo o jornalismo é um ponto tão fundamental na trama de Garota Exemplar. A mídia norte americana é retratada com sensacionalista e hipócrita a todo o momento.
A autora tem mais dois livros publicados. Sharp Objects, que no Brasil ficou traduzido como Na Própria Carne e foi publicado pela Rocco, e Dark Places, ainda não publicado no Brasil, mas que será adaptado para o cinema e já foi publicado em Portugal pela Bertrand com o título de Lugares Escuros.


Adaptação Cinematográfica:

Gone Girl, ou Garota Exemplar, estreou ontem no Brasil e tem recebido críticas positivas, tanto pelo roteiro, adaptado pela própria Gillian Flynn, como pela direção de David Fincher, diretor experiente em criar climas de mistério em seus filmes, como ‘O Clube da Luta’ e ‘O Homem que não amava as mulheres’. As interpretações de Ben Affleck e Rosamund Pike também estão sendo elogiadas pela crítica. Assim que eu vir o filme volta para contar tudo para vocês.

2 comentários:

  1. Gostei do trailer..
    Vi muitas resenhas positivas de garota exemplar e fiquei curiosa.
    Mas to com tanto livro aqui pra ler que provavelemnte vou ter que deixar o filme e o livro pra depois.
    P.S.: a capa original é tão linda. Essa do filme n curti não.

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  2. Oie, td bom?

    Estou com o livro aqui em casa, mas não peguei ainda para ler. Acredito que deva ser um suspense super interessante.

    Beijos!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir