9 de setembro de 2014

Semideuses e Monstros


Não se deixe enganar, Semideuses e Monstros não é um livro escrito por Rick Riordan, nem conta nenhuma história inédita do universo de Percy Jackson. Pelo contrário, é um livro de ensaios, cada um escrito por um autor diferente, acerca da obra de Rick Riordan, a mitologia grega e escrever para crianças e jovens.

Por se tratar de um livro que reúne vários textos, é difícil analisá-lo como um todo, pois cada autor tem um estilo, assim como um tema bastante distinto. Alguns ensaios são voltados para o público infanto-juvenil, como ‘Reconhecimento de monstros para iniciantes’, de Rosemary Clement-Moore, e ‘Que tal ser uma caçadora de Ártemis?’, de Carolyn MacCullough, e podem ser bastante repetitivos, principalmente para quem já sabe de cor as passagens de Percy Jackson e os Olimpianos.

Porém, outros textos tem um tom mais acadêmico, com análises da obra e também comparações com os mitos originais e outras mitologias, como a Nórdica e a Asteca, como no ótimo ‘Percy Jackson e os senhores da morte’, de J. & P. Voekel, e em ‘Roubar o fogo dos Deuses’, de Paul Collins, que retrata os estágios de crescimento do personagem central com uma teoria literário similar a jornada do herói.


O livro oscila entre bons ensaios e outros mal estruturados, com muitas páginas para pouco assunto. Mas, no geral, é um apanhado de bons textos, que tem tudo para agradar os fãs de Rick Riordan assim como quem quer começar a ler e saber mais sobre a arte da escrita e criação.


Um comentário:

  1. Tenho um colega que adora esse estilo de livros e as vezes ele me conta spoilers e agora estou pensando seriamente em ler pra saber a história na integra! Mas acho legal esse livro a parte que fizeram para quem é fã se torna um complemento, mesmo que tenha algumas partes mais fracas e mal estruturadas.

    ResponderExcluir