17 de julho de 2014

"Ultraviolence" - Lana del Rey (Music Review)


O segundo álbum de Lana del Rey era sem dúvida um dos lançamentos mais aguardados do ano. Após o imenso sucesso de seu trabalho de estreia, “Born to Die”, todos os críticos e fãs de música queriam saber se o sucesso e a inovação musical e imagética se manteriam.

“Ultraviolence”, título que faz referência à obra “Laranja Mecânica”, tem uma sonoridade mais crua em relação ao seu antecessor. Guitarras com um pouco de distorção, bateria e baixo, piano, muito pouco de batida eletrônica. O álbum bebe nas fontes ancestrais do blues e do jazz. A voz de Lana está ainda mais sussurrada e suave, e as letras continuam a falar de solidão, tristeza, loucura, amores não correspondidos ou bandidos.

Muitas vezes a cantora faz referência a ser ‘a outra’ na vida de alguém, além de fazer muitas referências e críticas ao estilo de vida norte americano, com festas, glamour, dinheiro, drogas e bebidas. Famosa também por fazer referências a outras artes, como a literatura, Lana não foge disso no novo trabalho. Além da faixa-título, ‘Brooklyin Baby’ fala sobre poesia Beat, Lou Reed e The Who, e várias faixas falam da mitologia judaico-cristã, tema que a cantora já explorou inclusive no curta “Tropico”.

Pode ser coincidência, mas os primeiros acordes de “Old Money” são idênticos ao da música tema de Romeu e Julieta. Mas Lana del Rey é uma grande artista que sabe exatamente o que significa cada coisa em seu trabalho, seja em suas músicas ou em seus vídeos.


Seja em suas entrevistas ou em suas letras (sempre polêmicas), o que realmente significa está nas entrelinhas. Quanto mais literalmente a interpretarmos, mais errados estaremos.





Fotos promocionais de "Ultraviolence".

3 comentários:

  1. A Lana é incrível e o álbum está super bacana !

    Seguindo o Blog e também me inscrevi no seu Canal.

    Parabéns e Sucesso para você ! :)

    ResponderExcluir
  2. Acredita se eu disser que, que eu saiba, eu nunca ouvi Lana Del Rey???
    Pode até ser que já tenha ouvido, mas sem saber que se trata dela...
    Não fazia ideia de que pudesse haver inspiração literária nas músicas dela... Vou procurar ouvir esse single sobre Laranja Mecânica :)

    Blog Subexplicado

    ResponderExcluir
  3. Oi Stela, tudo bem?
    Eu adoro o primeiro álbum da Lana, e tanta música boa que nem sei se consigo escolher uma favorita. Mas adoro bastante a que é tema de O Grande Gatsby ♥.
    Ainda não conheço esse álbum dela, mas assim que der vou escutar umas músicas, e espero gostar tanto desse quanto do anterior!

    Beijão :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir