13 de maio de 2014

O Segredo do meu Marido – Liane Moriarty



Cecilia é casada com John Paul há anos. Sua vida parece perfeita. Mãe exemplar. Esposa exemplar. Dona de casa exemplar. Para toda a comunidade cristã de Sidney da qual faz parte é uma mulher modelo de conduta e organização. Tudo em seu dia a dia é exatamente do jeito que ela gostaria que fosse. Até o Muro de Berlim.

Sua filha do meio, Esther, está obcecada com o Muro, e Cecilia vai até o seu (exageradamente) organizado sótão para pegar seu ‘pedaço do Muro de Berlim’, que trouxera como souvenir de uma viagem à Alemanha. Porém, uma das caixas de contas arquivadas de seu marido cai, e ao tentar arrumar a bagunça, Cecilia encontra uma carta endereçada a ela: Para minha esposa, Cecilia Fitzpatrick. Para ser aberta apenas na ocasião da minha morte.

Tessa é uma mulher calada e centrada, mas que esconde uma grande ansiedade social. Seu refúgio é o casamento tranquilo com Will e sua melhor amiga - irmã, colega de trabalho, e prima Felicity, além do filho Liam, de seis anos. Mas todo esse mundo confortável vem a baixo quando Will e Felicity revelam que estão apaixonados.

Rachel é uma mulher idosa e viúva. Sua única fonte de alegria é seu neto Jacob, de cerca de um ano, mas que logo vai se mudar para Nova York com seus pais. Por mais que tente levar uma vida normal, Rachel é assombrada pelo inexplicável assassinato de sua filha adolescente, Janie, cerca de 20 anos atrás. A garota foi encontrada morta em um parque da cidade, com um rosário na mão. O legista indicou como causa da morte estrangulamento.

A história por trás de “O Segredo do meu Marido’, da Australiana Liane Moriarty, gira em torno dessas três mulheres, de suas vidas, famílias, e a comunidade cristã da qual fazem parte. O destino de todos os personagens está intimamente conectado, e de maneira surpreendente.

A narrativa em terceira pessoa coloca o leitor dentro dos pensamentos e divagações de cada uma das três ‘protagonistas’, nos fazendo sentir antipatia, empatia, raiva ou solidariedade por cada uma delas. Mas o livro não se restringe ao mundo feminino, sendo os personagens masculinos tão, ou mais, interessantes.

É impossível definir o que exatamente a história transmite. Todos os sentimentos humanos, dos mais nobres aos mais mesquinhos, permeiam a vida dos personagens, além de propor ao leitor reflexões importantes sobre a vida e nossas relações com o próximo, seja ele cônjuge, amigo, ou apenas um conhecido. É impossível também não refletir sobre nossas vidas e os muitos caminhos que ela pode tomar, a cada escolha, a cada mínimo ato que realizamos.


Li todo o livro em dois dias. Não consegui simplesmente fechá-lo e parar de pensar nas histórias daqueles pessoas comuns, com dilemas comuns. Antes de eu ler, minha mãe leu o livro, e adorou. Sinto que daqui há alguns ou muitos anos terei de ler ‘O Segredo do meu Marido’ mais uma vez e me perguntar: O que você acha de tudo isso agora?



Esse livro foi cortesia da Editora Intrínseca. Quem ai já leu? E quem pretende ler?

6 comentários:

  1. Oi Stela, tudo bem?
    Adorei a resenha, o livro além de estar lindo tem uma sinopse bem interessante!
    Fiquei curiosa para saber como a história dessas três personagens acabam se conectando e também para saber o conteúdo da carta!

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, td bom?
    Eu estou com muita vontade de ler esse livro, parece o tipo de história que eu vou gostar. Adoro "dramas" de relacionamento, livros mais focados nos personagens e nas suas relações, embora também tenha ouvido falar que o segredo do marido seja bastante interessante hehe
    Beijos
    Ps: tem um sorteio no meu blog, adoraria se vc participasse ;)
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  3. Já é a segunda resenha que eu vejo do livro hoje, e essa semana o vi na prateleira da livraria e morri de vontade de levar de lá. rs. Agora então, gente, parece ser fantástica essa história. E olha, se fosse eu abria a carta mesmo, sou curiosa demais! rs Beijinhos :*

    www.vivapaulatinamente.com

    ResponderExcluir
  4. Quero muitooo ler esse livro, ele parece ser surpreendente e intenso. Ele está na minha lista, com certeza. Essa é a segunda resenha positiva que vejo dele e minha vontade de lê-lo só aumentou!! Estou seguindo seu blog \o/ Abraços

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Adorei o post e o blog também, já estou seguindo. Que tal uma visita no meu blog? Ficaría muito feliz com sua presença, abraços ;)
    Literam♡re

    ResponderExcluir
  6. Oi Sarah!
    Eu estou louca pra ler esse livro, pois só tenho lido resenhas positivas sobre ele e estou muito curiosa pra descobrir o tal segredo do marido e como as vidas das protagonistas estão interligadas.
    Adorei a resenha!

    Bjs
    Nas Quartas Usamos Rosa

    ResponderExcluir