30 de maio de 2014

A Tenda Vermelha - Anita Diamant

Na Biblía, Dinah é a única filha de Jacó, nascida de sua união com sua primeira esposa, Lia. Na Bíblia, Dinah aparece no Gênesis, 34 E saiu Diná, filha de Lia, que esta dera a Jacó, para ver as filhas da terra. E Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e humilhou-a. E apegou-se a sua alma com Diná, filha de Jacó, e amou a moça e falou afetuosamente à moça. ”



Porém, em A Tenda Vermelha, Anita Diamant dá voz as mudas mulheres da Bíblia, expressando seus sentimentos, desejos, aflições e conhecimentos sobre a vida e a morte. A história começa quando a jovem Raquel conhece seu primo, Jacó, à beira de um poço e os dois se apaixonam. O pai de Raquel, Labão, não aceita que a filha mais nova se case, e depois de algum tempo, Jacó casa-se com a filha mais velha de Labão, Lia, irmã de Raquel. (Até ai, a história é idêntica àquela contada no livro sagrado).

Jacó ainda casa-se com outras duas mulheres, irmãs ilegítimas de Raquel e Lia, Bilah e Zilpah. A primeira parte do livro se debruça sobre essas quatro mulheres, tão diferentes entre si e todas habitantes do mesmo espaço. Lia é a mulher forte e decidida, que mantém toda a família unida e funcionando. Raquel é a força amável e bela e que se torna a parteira e curandeira da aldeia. Zilpah é a guardiã da força religiosa feminina e Bilah é a força aplacadora e equilibrada.


A cada lua nova, todas as mulheres se reúnem na Tenda Vermelha, onde passam três dias e três noites em repouso absoluto durante o período da menstruação. Esse é o único momento em que as mulheres não têm afazeres domésticos e podem dedicar-se somente a si a seus filhos pequenos. É na Tenda também que são trocados segredos, confissões e experiências do mundo das mulheres. E é nesse ambiente que nasce e cresce Dinah.


A segunda parte do livro é narrada pela própria Dinah, contando sua infância, a longa jornada até Canaã, a descoberta do amor com o príncipe Shalem e a dor de ser mulher em um mundo que as ignora.


Mais do que um belíssimo romance bíblico, A Tenda Vermelha narra a história de incríveis mulheres, que mesmo tendo existido tantos séculos atrás, ainda têm muito a nos dizer. A narrativa de Diamant é delicada e apaixonante, além de um relato histórico extremamente bem feito.
 






Esse livro chegou em minhas mãos quando eu tinha 16 anos. Ele era de uma outra pessoa, mas parece que o destino o enviou pra mim. Me apaixonei tanto pela história que essa pessoa, que havia ganhado o livro de presente de um amigo, resolveu dá-lo para mim. 

Agora eu o reli aos 24 anos. As impressões quanto a qualidade é a mesma, mas as percepções são outras. Esse é um livro que não se esgota. Fala com todas as meninas, moças, mulheres, de qualquer idade, de qualquer tempo.

Um comentário:

  1. olá stela, adorei seu blog e mesmo que o meu não tem foco só em livros gostaria de saber se você está interessada em uma parceria. me avisa qualquer coisa, bjs.

    ResponderExcluir