26 de abril de 2014

Red Hill – Jamie Mcguire


Red Hill é o mais novo romance de Jamie Mcguire, autora de Belo Desastre, Desastre Iminente e Belo Casamento. Como gostei muito da história de amor entre Abby e Travis, logo coloquei o livro no meu Kobo, sem nem antes ter lido nada a respeito. Não sabia nem qual seria a temática dessa nova obra.

Então, imaginem minha surpresa ao começar a ler e perceber que Red Hill é um livro de ficção, passado nos dias de hoje, mas em meio a um ‘apocalipse zumbi’. Quem narra a história são: a técnica de raio x, Scarlet (que é mãe de duas garotas de 13 e 7 anos e separada do marido), Nathan (pai da doce Zoe, de 6 anos) e Miranda (uma estudante de faculdade).

Os capítulos são divididos pelo ponto de vista desses três personagens, em primeira pessoa. Em uma sexta feira como qualquer outra Scarlet deixa as filha na escola e vai para o hospital. As garotas passarão o fim de semana com um pai, em uma cidade vizinha. No rádio do carro Scarlet ouve as notícias cada vez mais alarmantes de que um vírus está se espalhando depressa entre os seres humanos. Em seguida, uma outra notícia lembra que há pouco um médico europeu conseguiu ressuscitar um cadáver.

Aparentemente as duas notícias não tem conexão, mas Scarlet acredita que as duas estão relacionadas. Em um único dia o vírus chega aos Estados Unidos e ao resto do mundo, se tornando uma Pandemia. O caos se instala, pois uma pessoa infectada (zumbi) morde uma pessoa saudável, para se alimentar, e ela também é infectada.  Scarlet consegue sair do hospital e começa uma busca desenfreada para se salvar e também encontrar suas filhas.

Nathan é um funcionário de escritório que vive em um casamento que já acabou há muito tempo, pois sua mulher rejeita a ele e a filha dos dois, Zoe. No dia fatídico em que o vírus se espalha, ele está pegando Zoe na escola. Os dois voltam para casa para pegar a ‘mamãe’ e fugir, mas ela já não está mais na casa. Pai e filha então entram no carro para tentar achar um local afastado e seguro.

Miranda está em seu novo carro, presente do pai médico, com seu namorado, sua irmã e o namorado da irmã. Os quatro estão na estrada tentando chegar ao rancho do pai, afastado das cidades, chamado Red Hill. Porém os zumbis começam a atacar e as estradas estão paradas ou fechadas.

Enfim, depois de muitas cenas de ação, com zumbis que só podem ser mortos caso seus cérebros sejam danificados, todos esses personagens vão se encontrando, e outros aliados vão se juntando ao grupo. Não existe mais lei, autoridades, segurança ou nação. É cada um por si em um mundo infestado. O destino final de todos os personagens, claro, é o rancho da família de Miranda, o Red Hill.

E Mcguire não poderia ter escrito um livro tão diferente da ‘trilogia’ que a fez famosa. Sua narrativa em Red Hill é lenta e detalhada e seus personagens com nenhum ou pouco carisma. A trama não traz nada de novo e o que me manteve lendo o livro foi realmente querer saber o final, mas mesmo isso foi estragado para mim, pois os únicos personagens que me interessavam e cativaram são mortos sem mais nem menos e sobram os insuportáveis. Além de tudo isso o final é descabido.

Infelizmente foi um livro que não acrescentou nada, mas nada mesmo, na minha vida. Pela primeira vez eu me vi acabando uma história e ficando em choque. Demorei até para dormir nesse dia, com raiva de ter perdido tempo lendo esse livro.

De qualquer maneira Red Hill vai sair no Brasil, pela editora Versus, mesma que publica os outros livros (muito bons, vale dizer), da autora no país. Eu não recomendo a leitura para ninguém, mas se você quiser se arriscar…. 


10 comentários:

  1. Nossa.... Será que a onda de zumbis vai começar a decair, assim como foi com a onda de vampiros??? Pelo jeito acho que esse é o início do fim... Detesto ler livros ruins... Imagino a tristeza.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, eu não gosto de zumbis :(
      O livro não deixa muito claro que esse é o tema no começo e eu tive esperanças de ele ser menos previsível, mas não.
      Sinto que perdi um tempo precioso.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Stela, tudo bem?
    Chato quando acontece isso né? Vi que você gostou muito dos outro livros da autora e esse meio que quebrou o encanto que você estava com ela. Não dá pra entender né, como um escritor que escreveu um livro tão bom, vai lá e escreve um tão ruim :/.
    A sinopse desse livro me lembrou muito The Walking Dead, você já assistiu?
    Eu imagino o sentimento que você ficou! É muito ruim ler um livro e chegar até o final e não gostar.

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiahzinha do céu! Nem me fale. Foi um sentimento terrível!
      E sim, parece cópia de The Walking Dead! E eu não gosto de zumbis ><
      Obrigada por sempre estar por aqui linda!
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Stela, é muito bom ver que mais alguém concorda com meu ponto de vista sobre esse livro, que é um dos piores livros de zumbis que já li na minha vida. A história é um exercício de futilidade e temos a impressão que todos aqueles pontos de vista e histórias dramáticas são apenas o pano de fundo do romance e felicidade do personagem Scarlet.
    Concordo com você, também tive a impressão de ter perdido tempo.
    Abraços.
    Nel
    http://www.maisumblogsobrelivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nel! Nossa me dá um abraço! Esse livro foi muito frustrante!!! Eu gostava só do moço que lutou no Afeganistão e ele morre do nada! Foi ai que eu realmente percebi que não teria nada de bom nesse livro!
      Obrigada pelo seu comentário :))
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, como vai?
    Ai, que coisa complicada :/
    Eu li seu outro post, e, notei que ele foi bem positivo, mas... este :/
    Mas, confesso, tenho curiosidade em ler este livro hihi
    Abraços <3
    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Italo!
      Pois é, eu gostei bastante dos outros livros da autora, mas meeeeu Deus, esse foi horrível!
      Mas se você tem curiosidade, leia. Mas baxa um pdf, sei lá, pq eu acho que no fim vc tb vai se decepcionar.
      Beijos e obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  5. Olá Stela tudo bem ?
    Ainda não li nada da autora mas os livros Belo Desastre, Desastre Iminente e Belo Casamento são muito comentados. Porém se eu fosse começar a ler algo da autora com certeza seria Red Hill o livro tem uma temática muito interessante e me chamou bastante atenção, gostaria de dar uma conferida :P
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos!
      Pois é, acho que meninos não têm muito interesse em Belo Desastre porque né? Suuuuper romântico ahahhaa.
      Acho que se você tiver interesse deve dar uma chance a Red Hill.
      Mas acho que não vale a pena gastar seu dinheiro. Baixe na internet, e se gostar, dai sim compre o livro.
      Beijão!

      Excluir