27 de fevereiro de 2014

Como eu Leio


Como a maioria de vocês já devem ter visto, respondi à tag 'Como eu Leio' lá no canal. Porém, a Michas, do La vie en Rose me marcou em uma segunda tag com o mesmo nome. Ela foi criada pelo blog Lendo nas Entrelinhas e consiste em 15 perguntas sobre você e seus hábitos literários.



A aquisição 

1- Sempre compra você mesma seus livros ou tem anjos da guarda? Se tem, quem são eles?
Na grande maioria das vezes eu mesma compro meus livros. Minha família não me presenteia com livros, pois eles acham que já tenho muitos. Porém, minha lindas amigas vez ou outra me surpreendem com um livro dado ou emprestado.

2 - Gasta quanto (em média) por mês em livros? Já estourou o cartão de crédito com livros?
Nunca estourei meu cartão, mas a conta, várias vezes. Nunca por livros, e sim por gastos maiores e imprevistos. Em média devo gastar uns R$ 100 por mês em livros, mas varia muito. Esse último mês, de Fevereiro, comprei bem pouco.

3 -Consegue livros emprestados com frequência? Se sim, quem te empresta normalmente? 
Quase nunca empresto livros dos meus amigos. E quando eles me emprestam é geralmente sem que eu peça, apenas porque eles acham que eu TENHO que ler algum livro.

O Deleite

1- Lê em média quantos livros por mês? 
Leio em média 4, um por semana. Dependendo dos livros consigo ler 5. Não passa disso.

2- Lê em média quantas páginas num dia da semana? E nos fins de semana?
Nossa, não tenho ideia! Provavelmente, em um dia de trabalho na semana devo ler de 40 a 60 páginas, e no fim de semana, se não tiver nada para fazer, devo ler de 100 a 200.

3 - Consegue abandonar um livro no meio da leitura?
Tenho muita dificuldade em abandonar livros! Fico me sentido mal, culpada. Acho isso muito ruim, porque não faz sentido continuar com algo que não está te trazendo nenhum prazer, né? Estou tentando mudar esse meu lado.


O local do Crime

1 -Consegue ler em local movimentado? (ônibus, fila de banco)
Consigo ler em ônibus, mas não é sempre. Ás vezes eu me sinto um pouco enjoada. É estranho porque o enjoo pode ser muito forte ou nem aparecer. Mas eu só consigo ler em paz se eu coloco meu iPod, pois barulho de gente falando me desconcentra muito mesmo. Costumo ler em consultórios ou laboratórios, enquanto espero. Em geral são silenciosos.

2 - Prefere ler na mesa, sofá, no chão ou na cama
Meu local preferido de leitura é a minha cama, sem dúvida! Mas quando canso de ficar deitada vou ler sentada na minha bancada de estudos ou então vou para a sala de estar, quando ela está vazia, pois lá é bem arejado.

3- Qual a hora do dia que prefere para ler?
O horário que eu mais leio é a noite, quando vou deitar. Já é um hábito bem antigo. Quando estou de férias, com horários flexíveis, gosto de ler de madrugada. Mas não me importo de ler de manhã, de tarde, etc. 

Os impedimentos

1 -  É solteira? Se não, seu namorado, noivo, esposo, te dá espaço para ler?
Sou solteira.

2 -  Lê no trabalho? Se sim, qual emprego dá essa dádiva de ler na hora de serviço?
Sou professora de inglês, e quando estou na escola esperando dar meu horário de aula, ou estou no meu intervalo para comer, sempre leio. Claro que não é um tempo muito grande, e ás vezes tenho de usá-lo para trabalhar também, mas quando posso ler, fico feliz.

2-  Já deixou de sair com a galera só pra ler aqueles capítulos irresistíveis?
No momento não estou me lembrando de nenhuma situação em especial, mas é muito provável que eu tenha deixado de sair só porque eu não estava a fim de sair. Eu gosto de ficar em casa, lendo, vendo filmes, séries. Nem sempre sair é minha primeira opção de lazer e descanso.

As Insanidades

1 - Já sonhou ou teve pesadelos vivendo a história de um livro? Qual foi o livro? 
Já sonhei com uma porção de livros! Harry Potter, muitas e muitas vezes, porque né? Minha vida... <3
Sonhei também que estava no mundo de Divergente, mas não me lembro detalhes.

2- Qual a maior loucura que já fez ou que faria para conseguir um livro?
Acho que nunca fiz nenhuma loucura e não sei se algum dia farei uma. Talvez eu ficasse muito animada para conhecer algum autor que eu admiro, e dai poderia fazer alguma loucura do tipo ficar horas em uma fila, mas só.
Uma coisa que talvez possa ser considerada 'loucura' é que na última Bienal do Livro em São Paulo eu fui sem dinheiro nenhum na minha conta corrente. Eu só tinha dinheiro no meu bilhete único e meu cartão de crédito. Não comprei muitos livros, mas os que comprei foi tudo no crédito.

3- Já chorou ao terminar um livro? Foi de felicidade ou tristeza? Qual foi o livro?
Sou bem chorona. É mais fácil perguntar quais livros não me fizeram chorar... Eu choro de emoção por terminar algum livro ou saga impactante na minha vida, como Harry Potter e O Senhor dos Anéis, ou de tristeza quando algum personagem morre, ou então porque eu consigo relacionar a dor de um personagem com a minha vida. Faz sentido?

Para responder essa TAG eu vou marcar a Jana, do Aquela Borralheira, e o Raul, do Tales of a Happy Boy.


A TAG que está no Canal, você pode ver aqui :)


2 comentários:

  1. Obrigado por me marcar, Stela! Concordo com todas as suas respostas! Amei a TAG!!! Logo vou responde-la!
    Beijos!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a TAG, Stela!

    Também escolhia muito os livros da minha cabeça. Ia numa livraria, via algo que parecia promissor e levava. Comecei a ler mais por indicações depois do blog, mas ainda mantenho esse meu costume.


    Beijos!

    ResponderExcluir